quinta-feira, 10 de março de 2011

9. STASERA RITA

STASERA RITA  -  BBL 190       lançamento:  Dezembro 1966

1.  Supercalifragilistic-espiralidoso [R.M. & R.B.Sherman; Antonio Amurri-Pertitas]
2.  Stasera con te [Lina Wertmüller-Leo Chiosso-Franco Pisano]
3.  Plip [Franco Migliacci-Gianni Meccia-Mantovani]  A dança do Plip
4.  My baby left me [Arthur Crudup]  Meu benzinho me deixou
5.  Right now [Wilbur-Masher-Teddy Randazzo]  Agora mesmo
6.  Hip hip hurrà [Johann Strauss; adapt: Carlo Rossi] Pique pique, é hora, é hora!

1.  Solo tu [Lina Wertmüller-Luis Enriquez]  Só você
2.  Occhi miei [Carlo Rossi-Marcello Marrocchi]  Olhos meus
3.  Orazi e Curiazi [Carlo Rossi-Marcello Marrocchi-Lanati] Irmãos Orazi e Curiazi
4.  La bretella [Lina Wertmüller-Leo Chiosso-Lelio Lutazzi]  Os suspensórios
5.  Strong love [D.Malone-E.J.Silvers-M.Brown]  Amor forte
6.  Il treno [This train] [Peter Yarrow-Paul Stookey; v. Mogol]  O trem


Quinto LP de Rita Pavone lançado no Brasil.  ‘Esta noite, Rita’, era o título do programa de TV que foi ao ar durante 4 sábados, iniciando em 13 Novembro 1965. Como Rita havia dominado a telinha com a série ‘Il giornalino di Gian Burrasca’ no Inverno 64/65, a Radio e Televisão Italiana (RAI) apostou na Pintadinha para mais uma temporada vitoriosa.  Chamou Antonio Falqui, produtor experiente de ‘Studio Uno’,  para produzir esse ‘aperitivo’ antes da estréia de ‘Studio Uno 66’, que, por sinal, também traria la Pavone no comando.  Rita não dava um passo em falso naquele época, tendo ganhado o ‘Cantagiro 65’ com ‘Lui’.  terminando 1965 com chave de ouro.  Falqui associou-se a Lina Wertmüller, diretora de ‘Gian Burrasca’, e decidiram apresentar uma Rita ‘rockeira’ para um publico jovem que aumentava a cada ano na Itália.

Lógicamente, nós aqui no Brasil não sabíamos de nada que acontecia do lado de lá do Atlântico. Aqui, Rita ficava cada vez mais ausente do radio e ‘media’ em geral, sendo que esse LP foi lançado somente em Março de 1967, um ano e meio mais tarde.

SUPERCALIFRAGILISTIC – ESPIRALIDOSO’ começa mal o LP, pois não faz parte do LP original, muito menos do programa de TV. A RCA Victor daqui resolveu incluí-la em lugar de ‘Lui’, já que esta tinha sido parte de ‘Ritorna’, o 4º LP de Rita. Supercalifragilistic-espiralidoso’ seria uma ‘palavra mágica’, que Julie Andrews pronuncia, quando queria que coisas estupendas acontecessem com as crianças da qual ela era babá, numa Londres fantástica do século 19. Tudo isso no filme ‘Mary Poppins’, do estudio Walt Disney, que trouxe um Oscar para a linda atriz-cantora inglesa em 1964. Precisou de Antonio Amurri & Pertitas, dois letristas, para fazerem a versão para o italiano do original dos irmãos Sherman [R.M. & R.B.]. Ennio Morricone fêz os arranjos, o que não consegue salvar a gravação do fracasso. Repertório mal escolhido dá nisso.  Aqui foi lançada em compacto-simples;  chegou a tocar no radio, mas não ‘decolou’.  Em tempos de ‘Rubber soul’ e ‘Revolver’, dos Beatles; ‘Between the buttons’ e ‘Beggar’s Banquet’, dos Rolling Stones, Rita Pavone, a rainha da Juventude Internacional, aparecia com essa coisa irritante para debilóides.  Passo mal dado.

STASERA CON TE’ – sim, esqueçam a 1ª faixa, pois, na verdade, o disco começa aqui. Linda melodia de Franco Pisano, que abria o show, com arranjos e regência de Ennio Morricone e participação dos Cantores Modernos de Alessandroni. Linda balada, introduzida com um repique de bateria espetacular, muitos violinos e violoncelos e um coro feminino maravilhoso no interlúdio. Rita a gravou também em espanhol e catalão, mas aqui no Brasil, ela ficou ‘escondida’ no LP, que foi lançado sem nenhuma divulgação. Não tocou nas radios.

PLIP’ – todo Sábado havia um quadro especial para as criaças, no qual Rita apresentava um número para consumo da platéia infantil. ‘Plip’ era uma nova dança que Rita ensinava ‘ai bambini’, onde os dedos das mãos faziam parte da coreografia, enquanto os pés iam em outra direção.  ‘Tóque o polegar com o mindinho da outra mão, daí com o mindinho dessa mão, tóque o polegar da primeira, e assim vai se alternando ...’ O 45 rpm ‘estourou’ chegando ao 1º lugar na 1ª semana de Janeiro 66. Talvez, por isso a RCA Italiana pensou que Rita deveria gravar um LP inteiro para esse público infantil, o que, realmente, aconteceu com ‘La vostra Rita’.

MY BABY LEFT ME’ – sucesso que Elvis Presley gravou em compasso ‘rock-a-billy’ nos primórdios de sua carreira. Rita, aqui, dá um tratamento ‘heavy-metal’, com a ajuda dos Talismen, conjunto ‘beat’ inglês, então radicado na Península. Há uma introdução ‘pauleira’, pura doideira. Rita entra cantando com voz-dupla, ela com ela mesma. Resultado: impressionante.

RIGHT NOW’ – linda balada escrita por Teddy Randazzo, cantor teen ítalo-americano que surgiu nos USA na mesma época de Paul Anka e Neil Sedaka, inclusive tendo estado no Brasil em maio de 1959. Randazzo também era compositor e arranjador, acompanhando Rita com sua orquestra, em gravação feita em New York.  Rita canta em inglês, mas também apresentou no programa de TV uma versão em italiano, de título ‘Che vuoi’, que não aparece no microssulco.

HIP HIP HURRÀ’ – adaptação em rítmo de rock de ‘Conto dos Bosques de Viena', famosa valsa de Johannes Strauss, que Rita já tinha gravado nos U.S.A., como ‘I’ll wait and wait’, para o ‘Small Wonder’, seu 2º LP norte-americano, e ‘Mein Jack, der ist zwei Meter gross’, para o mercado alemão. Aqui é acompanhada pelos Talismen novamente.

SOLO TU’ – é o ponto alto do disco. Letra de Wertmüller para lindíssima melodia de Luis Enriquez, acabou tornando-se um dos seus maiores sucessos, inclusive tendo gravado-a em Londres, como ‘You only you’, para o mercado britânico. ‘Solo tu’ aparece na trilha-sonora de ‘Rita la figlia americana’, que Rita filmou no verão de 1965, com Totò e The Rokes. Começa com o famoso ‘baixo italiano’, aquele que só se consegue fazer na Península, e o estalar de dedos para marcar o compasso. Rita entra: ‘Amore, mi chiedo se in questo momento, ti senti anche tu tanto male...’Há o tocar triste de uma gaita, que vai se insinuando até o interlúdio, quando o gaitista explode num solo de causar arrepios; a música sobe meio tom e Rita ataca com côro e orquestra, num climax digno de qualquer clássico italiano popular.

OCCHI MIEI’ – outra linda melodia, que poderia muito bem ter ido para o 1º lugar em qualquer parada de sucesso, mas ficou meio que obscura entre tanta coisa boa. Começa com arpejo de guitarra  e uma gaita, suave desta vez. Rita entra calma, para ‘enlouquecer’ na 2ª parte. Rita gravou-a em inglês nos EEUU com o título de ‘Eyes of mine’, sendo seu ultimo 45 rpm na terra do Tio Sam. Enza Flori ouviu  o 45 rpm norte-americano, e gravou-a em italiano [olhando a letra da partitura] para a Chantecler, com acompanhamento dos Jet Blacks, o melhor conjunto de guitarras brasileiro da época.

ORAZI E CURIAZI’ –  esse rock foi apresentado na ‘sessão das crianças’ – antes de elas irem p’ra cama – Rita conta a história de seis irmãos que eram gladiadores de Roma antiga. Para quem ainda lembrava-se das aulas de Latim do antigo ginasium, dava para entender um pouco, pois trata-se da ‘terra d’ Albalonga’.  O Latim, como matéria de 2º grau, havia caído em 1962. Na 1ª série ginasial [atual 5ª série], antes de começar a ensinar as cinco declinações, a professora contava a lenda de Rômulo e Remo, e a fundação de Roma. Na Italia, o Latim demorou mais tempo para cair. Hoje só é ensinado [pasme] na Alemanha. Nora Orlandi e seu coral ‘4+4’ ajudam na interpretação, acompanhadas pela orquestra de Ruggero Cini.

LA  BRETELLA’ – mais uma canção onde Rita é o próprio personagem. Depois de ‘Pel di carota’ [Cabelo de cenoura] e ‘Le lentiggini’ [As sardas], é a vez de Rita cantar sobre seus famosos suspensórios. Acompanhada dos Talismen, a letra de Wertmüller fala das benesses de se usar suspensórios. The Talismen arrazam com suas guitarras e o coral misto faz uma harmonia, que até parece musica folclórica portuguêsa.

STRONG LOVE’ – mais um rock ‘pauleira’ [como se dizia nos anos 60], com the Talismen mandando braza com suas guitarras infernais. Rita canta [duplo] num tom baixíssimo, tanto que se pensava que não era ela e sim um rapaz. Esse mistério nunca foi resolvido. Talvez Rita tenha gravado em rotação alterada e The Talismen tenham colocado play-back posteriormente. Original do Spencer Davis Group, um dos grupos mais conceituados do rock britânico daquele tempo.

IL TRENO’ – para terminar um LP rockeiro, nada melhor que essa versão de ‘This train’, composta por Peter Yarrow & Paul Stookey, que Peter, Paul & Mary gravaram para seu 1º album para a Warner Brothers, lançado em 1962. Trini Lopez a incluiria em seu ‘Folk album’ em 1964. Qualquer semelhança com o histórico de ‘If I had a hammer’ [Datemi un martello] é mera coincidência. ‘If I had a hammer’ foi gravada primeiro por Peter, Paul & Mary, depois por Trini Lopez e Rita por último, o mesmo acontecendo com ‘This train’. Rita e the Talismen transformaram uma musica ‘folk’ em um blues-rock bem compassado, com uma longa introdução de guitarras elétricas. Rita revela toda sua verve de ‘blues singer’ nessa viagem sobre trilhos.

link para o site dos Talismen:

http://www.thetalismen.co.uk/gallery/index.htm


Contra-capa do 'Stasera Rita' lançado na Italia.  No Brasil a contra-capa era bem mais pobrezinha.


Essa é a capa do LP italiano, já que no LP brasileiro 'Supercalifragilistic-espiralidoso' é a 1a. faixa do lado A... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário